Nossa história
Serviços
Acomodações
Artigos
Fotos
Fale conosco
Doações
Acesse o facebook do Lar União!
Logomarca da União Lar

"Em medicina uma coisa é tratar as doenças, outra coisa é tratar os doentes."
Assim começa nossa conversa com o Dr Davis Taublib, que, junto com a Dra Fernanda Prol Gago, formam a equipe médica do Lar União.

Para o Dr Davis, é fundamental conhecer os pacientes e familiares, a fim de obter um melhor resultado. Há até mesmo situações em que é preciso gerenciar conflitos no triângulo Instituição - família - paciente. Faz parte! E para isso, ele conta com a confiança da diretoria do Lar.

Há pouco mais de 2 anos trabalhando no Lar União, Dr Davis cursou medicina na UFRJ onde também fez residencia em clinica médica. Fez pós graduação em Administração Hospitalar pela PUC e em Geriatria pela UFF e possui título de especialista por prova das respectivas Sociedades em Clinica Médica, Terapia Intensiva e Geriatria. Trabalhou no CTI do Hospital Israelita Albert Sabin, onde também foi Assessor da Direção Médica junto ao Prof Mario Vaisman.
Coronel-Médico da PMERJ, Dr Davis trabalha na instituição Froien Farain desde 1986, onde há 2 anos atua como Diretor Médico
Atuante na comunidade judaica, tem em seu curriculum, a publicação de dois livros sobre Qualidade em Saúde.

Para ele, a intenção de seu trabalho é de fazer do Lar um lugar de moradia, de convívio, de interação social, de vivencia cultural, enfim, uma integração do Bio - psico -Social.

Dr Davis e Dra Fernanda estão no Lar 3 manhãs por semana. Atendem a qualquer demanda médica dos pacientes, seus médicos assistentes, dos familiares, dos cuidadores, e também orientam os funcionários quando há necessidade.

Implantaram a rotina da visita no quarto do paciente, e quando este prefere, no consultório localizado junto à enfermaria
Há ocasiões em que é necessário visitar o paciente no Hospital.
Além disso, todo novo candidato a morador passa antes por uma entrevista médica, em que junto com a enfermagem e a nutricionista, é avaliado o grau de dependência do candidato, eventuais distúrbios cognitivos, risco de queda, assim como uma avaliação nutricional.

Mas o mais importante é enxergar cada morador como uma pessoa única, que tem uma vida e suas histórias, e não fugir no nosso dia a dia de entrar em contato com o emocional das pessoas. Dr Davis gosta muito de conversar e saber da vida dos residentes, tudo que passaram, e costuma ser recebido sempre com um sorriso, pois sabem que podem contar com ele não só como médico mas como ouvinte e amigo.
"Há 30 anos convivo com idosos, já vi e vivi muita coisa. Diria que amadureci muito, pois sem entendermos o nosso futuro comum, não sabemos priorizar nossa vida na juventude e vida adulta... Não desperdicemos o Hoje!!!", diz ele.

Quando solicitado a fazer suas recomendações finais, dr Davis afirma: "Não medicalizem a vida desnecessáriamente, não procurem soluções alternativas sem embasamento científico, valorizem a vida, procurem qualidade e não apenas quantidade de vida!"

 
© LAR UNIÃO

Rua Santa Alexandrina, 464 - CEP: 20261-232
Rio Comprido - Rio de Janeiro / RJ.
Tels: (21) 2502-5522 / 2273-7145 / 2293-5884 / 3972-7862 - Informações: (21) 98900-5160 (Edna)
Criação
AlternativoBrasil e-studio