Nossa história
Serviços
Acomodações
Artigos
Fotos
Fale conosco
Doações
Acesse o facebook do Lar União!
Logomarca da União Lar

"Atrás de um prato bonito, há todo um trabalho de segurança alimentar".
A frase é dita por Olga Ester Besen, a nutricionista do Lar União.

Olga, formada em Nutrição pela UERJ, com pós-graduação em Administração Hospitalar, está há quase 13 anos no Lar.
Faz 23 anos que trabalha na área hospitalar e administrativa, na unidade de alimentação e nutrição, ou seja, como ela mesma diz, na cozinha!

Dá palestras, cursos para cuidadoras, faz atendimento domiciliar.
"Nutrição é coisa séria", ela afirma, "segurança alimentar significa entender e controlar como o alimento entra e é absorvido pelo corpo".

Quando perguntamos em que consiste seu trabalho, ela explica: "O trabalho do nutricionista vai desde a criação do cardápio, continua no contato com fornecedores, passa pela estocagem segura do alimento, o controle de sua manipulação, até chegar ao comensal."

Não se trata apenas de fazer comida gostosa, entender as preferências de cada um, dentro da mesma coletividade, agradar diferentes hábitos e paladares...

Sobretudo em se tratando de idosos, quando então é necessária uma adequação, devido às alterações fisiológicas naturais da idade, como por exemplo, a capacidade de absorção dos alimentos, a dificuldade – ou não – de mastigação, a diminuição do paladar.... A busca visa equilibrar a quantidade de calorias e criar um conjunto harmônico para os sentidos: visão, paladar, olfato.... Outro aspecto é a adaptação dos moradores que chegam, vindos de suas residências, à nova rotina, o que é feito gradualmente, para que eles e suas famílias não se ressintam da mudança.

Olga trabalha em sintonia com o médico particular dos moradores, o médico e a psicóloga do Lar, a equipe de enfermagem. Conhece profunda e pessoalmente cada morador, em seus aspectos físicos, clínicos e emocionais. Além, é claro, dos familiares. Ela está sempre alerta a sinais e sintomas dos residentes, que podem ir de uma prisão de ventre à insuficiência renal, hipertensão arterial, diabetes, um distúrbio emocional ou mesmo um "excesso" alimentar...

Agora mesmo, com a chegada do verão, Olga está preocupada com a hidratação dos moradores.

É disso tudo, enfim, que trata a nutrição clínica.
Cuidar dos moradores, preservar sua postura e imagem profissionais, assim como a do Lar, são objetivos constantes de Olga. Seu grande desafio é unir prazer e saúde, na alimentação dos residentes do Lar União!
Contamos com sua energia e conhecimento, Olga, obrigado!

 
© LAR UNIÃO

Rua Santa Alexandrina, 464 - CEP: 20261-232
Rio Comprido - Rio de Janeiro / RJ.
Tels: (21) 2502-5522 / 2273-7145 / 2293-5884 / 3972-7862 - Informações: (21) 98900-5160 (Edna)
Criação
AlternativoBrasil e-studio